Após um amplo e complexo estudo relativo à implementação de zonas de estacionamento pago de duração limitada na cidade da Marinha Grande, em 2011 a TUMG criou cerca de 573 lugares pagos no centro tradicional da cidade, versus 1.156 lugares gratuitos.

Foram criadas zonas de estacionamento pago nas áreas de maior procura diária de parqueamento, contíguas com zonas de estacionamento gratuito, por forma a:

  • Melhorar o fluxo de veículos nas principais ruas da cidade, abrindo espaços para a rotatividade de automóveis
  • Disciplinar o estacionamento
  • Condicionar os limites de tempo de utilização e, desta forma
  • Garantir aos utentes de serviços e comércio, aos próprios comerciantes, trabalhadores de serviços vários, estudantes e residentes, lugares de estacionamento, sem nunca descurar o respeito pelos direitos da população residente.

Neste âmbito, importa realçar que o espaço reconvertido da antiga fábrica de vidros J. Ferreira Custódio, cujas obras de demolição foram iniciadas em julho de 2013, é utilizado como bolsa de estacionamento gratuito, desde agosto de 2013.

Em 2012 foram efetuados alguns ajustamentos, após auscultação da população diretamente visada, que se traduziram na diminuição do número de lugares onerados, passando de 573 para apenas 380 lugares.

O tarifário do estacionamento traduz valores simbólicos, prevendo espaços de tempo de utilização de ¼ de hora, e apesar deste segmento de atividade ter sido iniciado em 2011, até à data não sofreu quaisquer alterações, mantendo-se em vigor valores substancialmente inferiores, em comparação com os tarifários praticados noutras cidades de dimensão idêntica à da Marinha Grande.