Maria de Fátima Malesso Cardoso

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Vogal do Conselho de Administração

Ano Nascimento: 1969

  1. Formação Académica:
    • Licenciada em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa
    • Frequência da especialização pós-licenciatura em Estudos Europeus, com a seguinte componente curricular: História do Projeto Europeu; Sistema Institucional da União Europeia; Sistema Económico da Comunidade Europeia
    • Estágio de formação – Programa “Jovens Técnicos para a Indústria” promovido pelo Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial – Organização e Formas de gestão – Tecido Empresarial Português, Diagnóstico Empresarial e Planeamento de Projetos, Comportamento Organizacional e Informática
    • Programa de Formação e Emprego “AGIR” – Qualificação e Inserção de Jovens Quadros Superiores – Gestão das organizações, Gestão de projetos, Qualidade e Inovação, Legislação portuguesa e Comunitária:
      • Planeamento e controlo de produção;
      • Determinação diária da capacidade produtiva de diversos grupos de trabalho;
      • Apuramento dos custos com o Pessoal (análise comparativa entre o volume de vendas/faturação e os custos com o pessoal);
      • Projeto na área de Recursos Humanos: implementação de um sistema de Avaliação de desempenho, com vista a aumentar a produtividade
    • Realização de estágio profissional no Departamento de Recursos Humanos da EDP – Eletricidade de Portugal, em Lisboa, no âmbito do tema: “A Gestão e as Políticas de Recursos Humanos”, que serviu de base à elaboração da tese de licenciatura
  1. Atividade profissional atual:
    • Administradora da empresa municipal TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande: 2013/2017
  1. Funções anteriores:
    • Coordenação técnica e administrativa da Secção Administrativa de Águas e Saneamento da Câmara Municipal da Marinha Grande:
      • Elaboração de pareceres e estudos técnicos sobre matérias da competência dos serviços;
      • Elaboração dos diferentes instrumentos de planeamento, programação e gestão da atividade dos serviços;
      • Compilação de dados estatísticos, nomeadamente reporte financeiro e avaliação da qualidade dos serviços, para submissão à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos;
      • Coordenação da implementação do novo sistema de gestão comercial de águas e saneamento;
      • Implementação/atualização dos tarifários, através da criação de novos templates para cada uma das tarifas existentes;
      • Gerir o sistema de gestão comercial de águas e saneamento, na qualidade de administradora;
      • Responsável pela faturação dos serviços de águas e saneamento, relativa a um universo de cerca de 21.000 clientes, cujo volume de negócio ascende a 4 milhões de euros/ano;
      • Interligação com os serviços de contabilidade;
      • Integração dos ficheiros de cobranças externas relativos aos débitos em conta, pagamentos sibs e CTT/Payshop;
      • Extração dos mapas relativos às cobranças externas realizadas através dos diversos canais, para posterior emissão de guias, de modo a possibilitar a arrecadação da receita;
      • Análise e encaminhamento de reclamações dos consumidores, nos termos da legislação em vigor e recomendações da entidade reguladora do sector;
      • Promoção da imagem dos Serviços, melhorar a comunicação e a informação junto dos consumidores.
    • Técnica Administrativa em empresas do setor de fabricação de moldes para a indústria de plásticos:
      • Gestão financeira/contabilística – organização e lançamento de documentos contabilísticos; faturação; pagamentos/recebimentos; reconciliação bancária;
      • Contabilidade analítica: inventariação e determinação dos custos de produção;
      • Gestão comercial – contacto com clientes e fornecedores (nacionais e internacionais); ações de publicidade e marketing; prospeção de mercados; participação em feiras internacionais do sector;
      • Gestão de Recursos Humanos – recrutamento e seleção; contratação e processamento de salários.

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