Novas necessidades energéticas, ambientais e de mobilidade…

Nos últimos anos têm-se observado profundas alterações nos padrões de mobilidade, com particular ênfase nas áreas urbanas. O crescimento das taxas de motorização foi, progressivamente, enraizando hábitos de deslocação baseados no automóvel, que degradam as condições de estacionamento, de circulação e de qualidade de vida das populações, em particular nas áreas urbanas centrais onde se verificam maiores concentrações de equipamentos, comércio e serviços.

Por outro lado, os factores energéticos e de equilíbrio ambiental constituem parâmetros fulcrais que determinarão a sustentabilidade das sociedades futuras, progressivamente comprometidos face à actual permissividade de consumos energéticos, por unidade de deslocação.

Os Transportes Urbanos Marinha Grande (TUMG) criam uma nova mobilidade urbana.

A Câmara Municipal da Marinha Grande, consciente da importância social dos transportes, como elemento promotor da melhoria das condições e qualidade de vida das populações e do processo de sustentabilidade e de desenvolvimento económico na cidade e no concelho, criou a TUMG, uma Empresa Municipal cujo principal objectivo é a dinamização dos transportes urbanos na Marinha Grande.

A Câmara Municipal promoveu, em 2008, com o apoio do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), a elaboração de um estudo de mobilidade com o intuito de encontrar soluções sustentadas que viabilizassem a adopção de transportes urbanos na cidade, no sentido de dar resposta às necessidades das deslocações da população relacionadas com as atividades comerciais, de serviços, da vida social e do lazer, e também como alternativa às deslocações pendulares casa / trabalho /casa e casa / escola /casa.

Qual o serviço oferecido?

Baseado no referido estudo, a TUMG implementou, em Julho de 2009, o cenário 3 ali anunciado, formado por 2 circuitos, designados por linha “azul” e “verde”, por serem aqueles que no momento melhor se ajustavam às necessidades de deslocação urbana na cidade da Marinha Grande.

Passados que são dois anos, procede, em Julho de 2011, à primeira reestruturação do serviço de transporte urbano que presta, de forma a servir melhor os seus utentes, aumentando a sua oferta de transporte com o lançamento de uma nova linha designada de “vermelha”, que servirá zonas populacionais não contempladas na fase inicial, e desdobra a actual linha “verde” em dois circuitos distintos, um que mantém o nome original, um outro designado por linha “amarela”.

Estes circuitos continuam a apresentar uma qualidade de oferta, de que destacamos as seguintes características:

  • intervalos de passagem curtos;
  • paragens frequentes;
  • serviços ao sábado até às 13H00;
  • informação plena nas paragens, na Web, e divulgação por meio de folhetos;
  • tarifas atraivas, com descontos para jovens e seniores.

Os referidos circuitos urbanos de transportes coletivos assumem-se como uma onda que liberta quem os utilizar dos inconvenientes da manutenção, seguros, combustível e outros gastos inerentes à utilização de um veículo próprio, afirmando-se, simultaneamente, como opções acessíveis, económicas e ambientalmente sustentáveis adaptadas às diversas necessidades urbanas.

Assumem-se como ondas da mobilidade urbana, qualidade de vida das populações e da sustentabilidade ambiental.

Estudo de Mobilidade e Transportes na Cidade da Marinha Grande

Relatório Anual Serviço Público de Transporte de Passageiros – Artigo 7.º Regulamento (CE) 1370/2007 – 2020