A TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, nos termos do estabelecido no regime jurídico da atividade empresarial local, é uma empresa local de gestão de serviços de interesse geral que, assegurando a universalidade, a continuidade dos serviços prestados, a satisfação das necessidades básicas dos cidadãos, a coesão económica e social local ou regional e a proteção dos utentes, e, sem prejuízo da eficiência económica, no respeito pelos princípios da não discriminação e da transparência, tem exclusivamente por objeto as seguintes atividades:

  • Transporte de passageiros;
  • Promoção, gestão e fiscalização do estacionamento público urbano.

Com referência a estas duas áreas, consignadas nos seus estatutos como objeto social, a Tumg desenvolve os seguintes segmentos de atividade:

  • Transporte Urbano: Em 2009 foram inauguradas as primeiras linhas de transportes urbanos na cidade da Marinha Grande. Em 2011 foram apresentados novos traçados de linhas, tendo sido efetuadas profundas alterações às linhas existentes e em 2012 procedeu-se a novos alargamentos pontuais às localidades do Pilado, Amieira, Fonte Santa, Pedra e Camarnal. Este processo de implementação de circuitos, que se deseja dinâmico, traduz-se atualmente na disponibilização de 4 linhas urbanas (azul, verde, vermelha e amarela A e B), que abrangem cerca de 90% da área total da freguesia. Em 2013 transportámos 366.260 passageiros.
  • Transporte Escolar: Atendendo às necessidades específicas dos alunos do Concelho e às legítimas preocupações de Pais, Encarregados de Educação e Professores, a Tumg organiza e gere os transportes escolares em todo o Concelho, abrangendo todos os estabelecimentos de ensino público, repartidos pelo ensino pré-escolar, básico e secundário. Garantimos o transporte das nossas crianças para as respetivas cantinas, mesmo nos períodos de interrupção letiva. Desde 2012 que asseguramos o transporte dos alunos da Freguesia da Moita, dispondo estes de 5 horários diários. O objetivo que pauta a nossa atuação é o de garantir à população escolar dos diferentes níveis de ensino, uma rede de transportes adequada às suas necessidades.
  • Transportes Ocasionais: a Tumg dispõe de uma frota que assegura os transportes necessários à prossecução das atribuições de carácter desportivo, social, cultural e recreativo, de várias entidades do Concelho, garantindo nomeadamente a gestão de todos os transportes solicitados pelo Município, no que se refere a atividades diversas apoiadas pela Câmara Municipal. Falamos de representações culturais do Município, participadas pelas associações e coletividades, participações de clubes e associações em competições e torneios desportivos, atividades de associações de solidariedade social dirigidas à terceira idade e deficientes, atividades de perfil cultural das coletividades sem carácter de representação e atividades das associações de juventude.
  • Estacionamento: Iniciado em 2011, o estacionamento de duração limitada, visa essencialmente o melhoramento do fluxo de veículos nas principais ruas da cidade, abrindo espaços para a rotatividade de automóveis, beneficiando o comércio e os Munícipes em geral. As tarifas permanecem inalteradas, mantendo-se em vigor valores substancialmente inferiores aos praticados em concelhos limítrofes.

Contrariando as políticas adotadas pela generalidade dos Municípios, é de salientar que o tarifário dos transportes urbanos na cidade da Marinha Grande, não sofreu qualquer alteração desde a sua implementação em 2009, evidenciando a preocupação da Tumg em garantir a prestação de um serviço público de acesso universal, com acentuada componente social para um segmento significativo da população beneficiária (jovem e sénior), que usufrui do passe subvencionado.

Constitui um dos objetivos da Tumg, prestar um serviço de transporte público urbano de passageiros na Cidade da Marinha Grande, que efetivamente contribua para a mobilidade da sua população, constituindo-se como uma alternativa competitiva ao transporte individual privado. A nossa atuação pauta-se pela responsabilização ambiental e pela premissa de alcançar benefícios sociais, contribuindo deste modo para uma melhoria dos padrões de qualidade de vida, bem como para uma maior coesão social e económica da população da Marinha Grande.

Queremos ir mais longe, aproximando-nos das reais necessidades da população que servimos. Estamos a avaliar a possibilidade de incrementar a acessibilidade do serviço, sendo nossa intenção proceder ao reajustamento de horários, redefinição de percursos e criação de novas paragens, de modo a captar novos utilizadores dos transportes urbanos, respondendo às necessidades de mobilidade física e social da população, através da racionalização dos recursos de que dispomos.

Connosco, a Marinha continua Grande e cada vez mais próxima!